Image and video hosting by TinyPic

quinta-feira, 29 de julho de 2010

"O sucesso se resume a uma sensação de dever cumprido..." diz o Diretor Executivo da Transpass, Carlos Alexandre De Oliveira.

Em entrevista exclusiva ao nosso blog, Carlos Alexandre de Oliveira, Diretor executivo da Transpass, fala sobre mudanças organizacionais, sucesso e trajetória profissional.  Confira !


Opiniões Contundentes : Você é o Diretor executivo da TRANSPPASS, empresa de transportes coletivos sendo o responsável direto por diversas mudanças na empresa, dentre elas a reformulação da área de Recursos Humanos. Como se deu esse processo?

A área de RH da Transppass se encontrava num estado reativo: respostas aos fatos cotidianos. Numa planta com aproximadamente 2.300 pessoas prestando serviços essenciais para mais de 8 milhões de passageiros, é de fundamental importância uma postura educacional antecipada: dividimos o RH em 3 áreas semi-independentes, respectivamente o serviço-social, a escola e o recrutamento e seleção ancorados numa inteligência central, que interpretava os indicadores de performance tradicionais (absenteísmo, treinamentos e rotatividade) e os estratégicos (multas, reclamações, acidentes). Uma equipe completa de assistentes sociais, psicólogos, instrutores, monitores e gestor, trabalhando de forma proativa na busca da excelência na prestação de serviços, ultrapassando o âmbito do RH, através de um processo que intitulamos de "Ficha Limpa" conjugado às demais áreas numa ação profunda junto aos colaboradores (motoristas, cobradores, fiscais, inspetores).

OC: Você é um executivo acostumado a implementar mudanças. Qual o principal indício da necessidade de mudanças nas organizações?

O principal indício em empresas desequilibradas é o resultado insatisfatório. Lucro é fundamental e não devemos nos envergonhar dele. É ele que alimenta toda a cadeia. Mas o que causa o resultado insatisfatório? Daí tiramos os fatores objetivos, que podem isoladamente ou em conjunto influenciar os resultados da organização, como por exemplo: administração ineficiente dos recursos, baixa qualidade na prestação de serviços, produtos/serviços incompatíveis com os desejos do consumidor; clima organizacional ruim, logística inadequada, etc...

OC: Você foi consultor em Gestão Empresarial para o Armarinhos Paraná Santa Catarina
(distribuidor multimarcas de cosméticos em 5 estados) ocupando o cargo de Diretor da DPW GESTÃO ESTRATÉGICA . Como foi essa experiência?

A DPW continua prestando serviços focados no 3º setor. Poucos empreendedores gostam de falar de revezes, mas a vertente empresarial da DPW que vinha desenvolvendo um projeto de criação de divisão industrial para o Armarinhos Paraná, já na fase internacional, desenvolvendo fabricantes na China, teve o projeto adiado em função da crise que assolou o mercado no final de 2008. É compreensível que o cliente tenha adiado o projeto, adotando uma postura mais conservadora frente a uma crise global. Lá deixei vários amigos e pude participar da história de uma organização respeitável. Na sequência recebi o convite para a cadeira de Diretor na Transppass, canalizando minhas energias para um novo segmento.

OC: Qual a importância de uma formação sólida na sua trajetória profissional ?

Contatos. O arcabouço teórico é uma mera conseqüência.

OC: Que conselho você daria aos profissionais que possuem dificuldade de trabalhar sob pressão?

Calma e resignação. A pressão é uma realidade e aqueles que aprendem a conviver com ela certamente alcançarão o sucesso.

OC: O que é o sucesso para você?

O ser humano em sua vida profissional se baseia no conjunto de 3 fatores: clima, desafio e remuneração. A falta ou até mesmo o excesso de cada um deles traz o desequilíbrio. Então profissionalmente cada um tem o seu termômetro, e a combinação muda a cada ano que se passa. O sucesso no âmbito profissional é manter essa balança mais ou menos equilibrada no desenvolvimento da carreira.
De qualquer forma, num mundo tão cinza como no nosso, o sucesso verdadeiro se resume a uma sensação de dever cumprido e de satisfação todos os dias ao chegar em casa!






2 comentários:

  1. Muito boa a iniciativa de não parar as entrevistas com apenas um empreendedor, já que cada um está em rumo que possui suas experiencias e dificuldades. Desta forma, varias visões pessoais e profissionais podem ser comparadas e com certeza é um ganho a nivel de individuo. Essa estrevista foi muito boa mostrando inclusive o que acontece sempre na vida do profissional, onde a experiencia de outros com maior vivencia podem servir de ensinamento para o seu crescimento pessoal.

    Erick

    ResponderExcluir
  2. Adoro suas entrevistas, parabéns!!!!

    ResponderExcluir

Comente