Image and video hosting by TinyPic

terça-feira, 20 de julho de 2010

"As pessoas muitas vezes confundem criatividade com ter ideias geniais.." ,diz Fabio Sanchez, Sócio - Diretor da SANZ Comunicação e Propaganda.


Em entrevista exclusiva ao nosso Blog, Fabio Sanchez, Sócio - Diretor da Sanz Comunicação e Propaganda ensina valiosas lições sobre criatividade e fala sobre sua trajetória, planos futuros e motivação. Vale a pena conferir. 


Opiniões Contundentes - Você é considerado um profissional muito talentoso e inteligente, qual a importância da criatividade em sua trajetória profissional?


Oi Bruno, obrigado pelo elogio. Considero a criatividade importante não só na trajetória profissional de qualquer indivíduo como essencial na vida de todos. As pessoas muitas vezes confundem ser criativos com ter ideias geniais e inusitadas, mas isso não é necessariamente verdade. Criatividade é a arte de combinar de maneiras diferentes unidades comuns, criando algo novo mas que gere o resultado pretendido. Isto é útil em tudo na vida, seja no tratamento interpessoal, na criação de uma peça publicitária, em uma decisão empresarial, no conserto de um brinquedo de seu filho. Outra fato muito importante é o processo que as pessoas que trabalham com criatividade se acostumam a utilizar. Uma etapa importante da construção de uma ideia criativa é a análise de possibilidades diversas. Isso por si só já ajuda a se ter uma visão mais ampla. No meu caso, acho que tem me ajudado exatamente por isso, procuro ver de maneira ampla os assuntos, sem preconceitos e sem verdades absolutas.


OC - Você está a frente da SANZ comunicação e propaganda. Quais os seus planos para a empresa ?

Dominar o mundo, risos. Busco o que todo empresário sério, preocupado seu negócio e não demagogo deseja. Realizar um trabalho muito bom, ser reconhecido por isso e consequentemente ganhar dinheiro. Realizar um bom trabalho pois gosto do que faço e sinto prazer quando faço algo de que me orgulho. Ser reconhecido por isso pois ninguém almeja ficar sozinho apreciando sua obra sem que ninguém conheça e admire seu trabalho. E ganhar dinheiro com isso pois é uma maneira correta de ser recompensado por um trabalho bem feito. No Brasil as pessoas tem vergonha de dizer que almejam ganhar dinheiro, como se fosse algo errado e impróprio. Acho isso um grande entrave para o desenvolvimento de nosso país. Não há nada de errado nem em ganhar nem em gastar dinheiro. Errado são dezenas de outras coisas e condutas que estamos acostumados a ver todos os dias nos jornais e que não contribuem em nada para o desenvolvimento das pessoas e do Brasil.

OC - Qual é o segredo de uma comunicação eficaz?

O segredo é que não há uma fórmula geral. Vejo como a elaboração de uma Fórmula Vitamínica. Para cada empresa, cada negócio, cada caso, há uma dose certa do "fórmula" da comunicação. As Vitaminas, A, B, C etc, estão todos na prateleira, como em uma famácia de manipulação. O segredo é escolher quais deverão ser utilizados e dosar corretamente cada uma delas para se a chegar ao "suplemento" indicado para cada caso. Novamente é o mesmo conceito que desenvolvi acima para criatividade, unir elementos comuns para conseguir algo diferente que gere resultado.
Perceba que se você é um cidadão comum, provavelmente tomará uma um suplemento destes de farmácia, que são pensados para a média da população e certamente irão te ajudar, as não de maneira a torná-lo um super atleta.
Se você for um atleta de ponta, que busca alto rendimento, provavelmente terá um profissional cuidando de você que irá estudá-lo, entender como você é, onde quer chegar e desenvolver uma fórmula exclusiva para o seu corpo.
Tenha certeza, não existe um atleta de alto rendimento que não possua algo estudado exclusivamente para ele e tenha chegado ao sucesso com receitas de prateleira. E só um profissional competente pode fazer isso.


OC - Você já foi gestor do Marketing da Terroir, uma das principais importadoras de vinhos do Brasil , quais as principais dificuldades enfrentadas neste segmento? Você concorda com afirmação de alguns especialistas de que o mercado de vinhos beira a deslealdade?

Primeiro temos que definir sobre qual mercado de vinhos estamos falando.
Se nosso foco é aquele dos vinhos importados que possuem maior qualidade e são vendidos por lojas, importadoras e representantes especializados, certamente sim mas felizmente cada vez em menor nível.
O vinho premium, como um produto de luxo que é, pertence a um segmento de mercado que ainda está em formação, nem tanto pela novidade em si, mas também pelo despreparo dos profissionais e alto nível de meios "alternativos" em se importá-lo e comercializá-lo. Primeiro é um produto/mercado em que é praticamente impossível conhecer por completo. Ouvi recentemente de um amigo e diretor de uma grande importadora de vinhos que estima-se em mais de 50 mil rótulos atualmente disponíveis no Brasil. Dentro deste mar de marcas e de consumidores totalmente perdidos, à deriva, e tentando navegá-lo, há espaço para todo o tipo de gente: sérias, aproveitadores, estudiosos, estelionatários, experientes, novatos, entusiastas, investidores, etc, e todo o tipo de combinação possível entre estes gêneros. Mas acompanho o mercado há quase 15 anos, e de forma mais intensa nos últimos 6 anos. Acredito que o ápice desta bagunça já passou e a tendência de se profissionalizar a cada dia é maior, o que é bom para todos.

OC - Qual o principal diferencial da SANZ comunicação e propaganda?

Pensar o todo, combinar alguns elementos que descrevi acima, olhar cada cliente como uma empresa única que precisa ter sua própria "fórmula" de comunicação desenvolvida, aplicando criatividade e ousadia, mesmo quando a ousadia é ser moderado em determinado momento para dar o "pulo do gato" no momento certo. Tentar diferenciar o ciente da manada que o acompanha, ser efetivo.
 
OC - De que forma seu trabalho se relaciona com as mídias digitais?


Não consigo mais ver diferenciação entre mídias digitais e não digitais. Para mim hoje já passamos este estágio, é tudo mídia. Impossível pensar nestas coisas de maneira separada. Da mesma forma é um erro acreditar que por que é digital é melhor. Não podemos nos apegar somente em tendências. Um exemplo é que um email marketing não é mais eficaz que um bom projeto de marketing direto convencional. Mas é excelente como apoio, afinal consegue-se maior recall quando se combina os dois. As redes sociais são importantíssimas mas sozinhas podem ser frágeis dependendo do intuito da empresa. Da mesma forma que não se pode mais pensar uma campanha apenas com filmes na TV, nem que seja no intervalo do Jornal Nacional. Sozinha , em uma só mídia, ou tipo de mídia, fica enfraquecida. Somada, ganha força e musculatura e é mais eficaz.

OC - Na sua opinião, o estresse pode afetar o processo criativo?

Pro bem e pro mal, muitas vezes ele ajuda, qual criativo que não teve a grande ideia quando o prazo estava acabando? Nosso cérebro tem mecanismos curiosos. Por outro lado, tempo para estudar um produto, construir hipóteses, etc, sempre é importante e válido. Mas o processo criativo não é uma ciência exata, portando não há uma regra.

OC- Qual a sua principal motivação?

O despertador. Toda manhã, quando toca, ele me avisa que além de acordar, tenho mais um dia para ganhar. Sou um preguiçoso nato, todo dia tento me convencer que posso dormir mais um pouco e fico em uma briga interna entre o que meu corpo quer o meu cérebro diz que é correto. Felizmente o cérebro tem vencido este embate (ok, as vezes leva uns minutinhos esta batalha).

4 comentários:

  1. Opa bruno, muito boa a estrevista. Valeu a pena o esforço que provavelmente foi demandado para contactar o profissional. Uma concepção interessante sobre o assunto criatividade, parabens ae pelo trabalho

    Erick Gorito

    ResponderExcluir
  2. Visão muito profissional. Adorei a analogia com a Vitamina. Muito melhor seria, para eles mesmos, se diversos empresários brasileiros entendessem este conceito. Da maneira que foi colocada pelo Fabio Sanchez ficou muito claro e até didático. Parabéns a vc Bruno pela entrevista e a você Fabio pelas ideias.

    Carlos Souza

    ResponderExcluir
  3. Oi,Bruno.Para mim há basicamente dois tipos de pessoas no mundo as que fogem da dor e as que buscam o prazer.Se na vida profissional e pessoal trabalhar com criatividade nesses dois pontos que as pessoas são motivadas se tem resultado. Mas assim como não se faz o bolo só com a farinha, há muitos outros fatores e, sem um modelo mental apropriado os resultados não são bons e para mim o Fabio Sanchez tem um bom modelo. O sucesso dele é a prova.Parabéns aos dois!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado a todos, vocês são o motivo do meu empenho em fazer cada vez melhor este blog. Fabio sanchez é realmente um grande profissional e a entrevista foi muito sincera e descontraida, além de didática. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir

Comente